25.1.11

Imprimido ou impresso?

Para mim é sempre 'imprimido'.
'Impresso' é o que se preenche.
Mas já fui vexadamente corrigida mais que uma vez. E embora a minha convicção a dizer 'impresso é o que preenches nas repartições públicas' vacile as certezas dos outros, a minha, que era absoluta, ia ficando .

Finalmente me esclareço!
«Qual a forma correcta?
- O jornal trazia uma folha impressa ao contrário.
- O jornal trazia uma folha imprimida ao contrário.
“Impressa” e “imprimida” são duas formas que provêm do verbo imprimir. Este verbo admite dois particípios passados: um regular – imprimido – que se usa com os verbos “ter” e “haver” e outro irregular – impresso – que se usa com os verbos auxiliares “ser” e “estar”. Esta segunda forma também é usada como adjectivo, que é o que acontece na frase acima apresentada, por isso a forma correcta é:
- O jornal trazia uma folha impressa ao contrário.
Pode também dizer:
- A folha está impressa ao contrário. 
- Ele tinha imprimido a folha ao contrário.» aqui

Sem comentários: