18.6.10

CR está em todo o lado!

Eu cada vez admiro mais a esperteza deste miúdo. A sério que sou fã do CR; não por ser bonito (que nem o é) ou famoso ou mesmo mediático. Essa foram 'simplista' de o idulatrar passa-me ao lado. Admiro-o pelo fenómeno sociológico que ele é: um rapaz que mal sabe falar português ou qualquer outra língua, mas que se tem imposto ao mundo de forma categórica e inteligentíssima, mostrando como é que se consegue ser o maior, dentro e fora de campo. Ele é o herdeiro natural do Beckham (de quem nunca fui fã). Faz-me lembrar o Dragon Ball - o Beckham era o Z e o CR é o GT*.

 Há quem lhe chame carisma, mas é mais do que isso. Além do carisma, ele mune-se 'até aos dentes' de uma série de ferramentas modernas que lhe permitem proliferar esse carisma ao estatuto de super-qualquer-coisa (super-star, super-heroí, super-humano...). O Cristiano Ronaldo é um ser global, que dita tendências, que inspira crianças, teens e mesmo adultos de todo o mundo. É o homem do momento, aquele de quem se fala em todo o lado, em todos os estratos sociais, profissões, e mesmo em outros círculos mediáticos - música, cinema, desporto, política... - isso é Poder! E ele gosta disso, sabe gerir como quer esse fenómeno, tira partido dele, diverte-se...

O Messi? O Messi foi 'apenas' o melhor jogador do mundo de 2009, segundo a FIFA e o France Footbal. De resto, não existe. E isso é uma escolha dele, pela personalidade e postura na vida. Há que respeitar. Mas jogadores com a postura do Messi estão em declínio; esgotam-se depressa. O Mourinho uma vez afirmou que "Messi é melhor, mas CR será melhor durante mais tempo". O que ele quis dizer foi precisamente isto - CR prolonga o seu carisma e prestígio no tempo e faz acredita que, apesar de Messi ter ganho (justamente) o prémio, toda a gente pensa que o melhor mesmo é e será por muito tempo Cristiano Ronaldo.

Mas afinal que tem ele de especial?
CR representa o protótipo do jogador ultra-moderno, que é fenomenal dentro e fora do campo. Para além do seu futebol ser explosivo e apaixonante, ainda possui uma compleição física de gladiador - respira saúde por todos os poros - a curva que o seu corpo desenha de perfil, do pescoço até ao fundo das costas... a postura à Songoku, um concentrado de energia pura, quando se apronta para marcar um livre... tudo muito cinematográfico, tudo muito estudado. O rapaz tem mesmo pinta de artista e sabe alimentar o seu culto. Ou alguém julga que a maioria das fotos-paparazzi que lhe são tiradas quer na companhia de mulheres esbeltas e famosas, quer as suas incursões pela noite, quer as mil e uma namoradas que lhe apontam, quer os gastos milionários que faz são 'inocentes' e 'acidentais'? O mediatismo é como uma planta - é preciso cuidar dela constantemente para não morrer. o Mediatismo gera dinheiro, muito dinheiro. E se o miúdo curte a vida mediática, tira prazer dela, para além de lhe avolumar grandemente as contas bancárias, tanto melhor para ele.

Detractores, também tem muitos. Compreendo que para muito boa gente seja complicado entender porque gosta ele tanto de se exibir e resumam o seu carácter à futilidade. Obviamente é uma forma, também ela, simplista de compreender o CR.O encanto do rapaz é que é como um prisma, com várias faces, e um ser em busca constante de evolução, que não se contenta em 'parecer ser', mas que 'quer ser'.
Há uns anos tinha acne no rosto, usava aparelho e mal sabia construir uma frase. Entretanto, na primeira série d'Os Incriveis' revelava que o seu empresário lhe dava livros para ler (well done, babe!) e hoje é o metro que conhecemos - não tem medo de partilhar o que sente (como o 'nenhum jogador gosta das vuvuzelas' lixando a Galp... o simão e o nani), tem aquele aspecto lavadinho e polido que lhe reconhecemos e segtundo esta notícia, está em todo lado.

* Quem acompanhava a série japonesa de desenhos animados sabe que o Dragon Ball GT era a forma evoluída, o último nível, do Dragon Ball Z..


E reparem só no domínio dele - já trata o youtube por 'tu'!
Como ele lê bem a cábula.. :P

Sem comentários: